Para que tudo não fique na mesma

<font color=0094E0>É tempo de dizer basta! </font>

As maiorias, primeiro do PSD e depois do PS, que têm exercido o poder regional, nos Açores, não têm correspondido às expectativas nela depositadas, gerando descontentamento, descrédito e abstenção. Apesar das muitas promessas, verifica-se o acentuar da dependência económica do exterior, o aumento da concentração da riqueza nos grupos económicos, o aumento do custo de vida (dos mais elevados no País, em particular a habitação) e o constante adiamento da definição de uma melhor política de transportes aéreos e marítimos que potencie a actividade económica, combata o isolamento e garanta o direito à mobilidade dos cidadãos.
Os Açores continuam ainda a ser uma região com um PIB (Produto Interno Bruto) per capita dos mais baixos da União Europeia.
As injustiças sociais agravam-se. Os salários dos açoreanos são 10 por cento mais baixos do que no continente. É cada vez mais generalizado o trabalho precário, atingindo principalmente os jovens e as mulheres. Tudo isto contribui para aprofundar, ainda mais, o fosso entre os mais ricos e um crescente número de cidadãos a viver no limiar da pobreza.


Mais artigos de: Em Foco

GALP recebe benesse de 212 milhões de euros do Governo

No 1.º semestre de 2008, as vendas da GALP aumentaram 28,1% em relação a idêntico período de 2007, mas os seus lucros extraordinários resultantes do chamado «efeito de stock», ou seja, da especulação que se verifica no mercado internacional do petróleo e dos combustíveis, atingiram 306 milhões de euros (contra 118 milhões no mesmo período do ano passado). Os lucros líquidos totais da GALP, em apenas seis meses, somaram assim 524 milhões de euros. Apesar disso, o Governo aprovou uma resolução que isenta a empresa do pagamento de 211,8 milhões de IRC.

<font color=0094E0>É tempo de votar na CDU</font>

No quadro das eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores, foram apresentados, recentemente, os candidatos da CDU pelo círculo eleitoral do Faial. Um conjunto de homens e mulheres que prometem defender os trabalhadores e os mais desprotegidos.

<font color=0094E0>«Agora todos os votos contam»</font>

Em 2004, face à lei eleitoral existente, o número de votos obtidos pela CDU dos Açores não foi suficiente, tendo levado ao afastamento do Grupo Parlamentar do PCP da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o que se traduziu numa diminuição da pluralidade política e do empobrecimento do trabalho...

<font color=0094E0>Apostar no desenvolvimento dos Açores</font>

Procurando dar uma resposta equilibrada aos problemas e dificuldades dos açoreanos e com os açoreanos, «Os Verdes» integram e dão corpo à CDU, uma coligação composta por gente válida e com trabalho demonstrado. «Temos a preocupação de desenvolver as potencialidades da região sem esquecer que as mesmas dependem da...